salarios irs jovem 2024

Processamento de Salários com IRS Jovem 2024

O que é o IRS Jovem?

O IRS Jovem é um regime que dá uma isenção total ou parcial sobre os rendimentos do trabalho dependente (categoria A) e sobre os rendimentos do trabalho independente (categoria B) durante cinco anos, seguidos ou interpolados.

Em 2024, há um aumento dos limites máximos do benefício, assim como uma isenção de 100% no primeiro ano de trabalho e um aumento progressivo do imposto a pagar até ao quinto e último ano do benefício, em que a isenção será de 25 por cento.

Regime Fiscal IRS Jovem 2024

O IRS Jovem, conforme estipulado no artigo 12.º-B do CIRS, é um regime que oferece uma isenção parcial de tributação para sujeitos passivos entre os 18 e os 26 anos, nos cinco primeiros anos após a conclusão de um ciclo de estudos igual ou superior ao nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações. Esta isenção pode ser estendida até aos 30 anos caso o ciclo de estudos concluído corresponda a um doutoramento. O regime visa desagravar fiscalmente os rendimentos obtidos nas categorias A e B.

Limites da Isenção

De acordo com o nº5 do artigo 12.º-B do CIRS, os limites desta isenção para o ano de 2024 são os seguintes:

  • 1.º Ano: Isenção de 50% até 12,5 x IAS
  • 2.º Ano: Isenção de 40% até 10 x IAS
  • 3.º Ano: Isenção de 30% até 7,5 x IAS
  • 4.º Ano: Isenção de 30% até 7,5 x IAS
  • 5.º Ano: Isenção de 20% até 5 x IAS

Para 2024, o valor do IAS está fixado em 509.26€.

Calculo Salários com IRS Jovem 2024

Para aplicar este regime a um colaborador, é necessário aceder à ficha do colaborador e selecionar a opção “Regime fiscal IRS jovem” no campo Medida fiscal, indicando o ano de usufruto deste enquadramento.

Demonstração do Cálculo de Salários com IRS Jovem 2024

Exemplo 1: Recibo de Processamento de Salários com IRS Jovem 2024 Base

Para calcular o recibo de vencimento base, seguimos os seguintes passos:

  • Determinamos o limite de isenção com base no vencimento anual.
  • Aplicamos a isenção correspondente.
  • Calculamos a taxa de IRS a aplicar, tendo em conta o IRS Jovem.
  • Deduzimos as parcelas a abater.

Exemplo 2: Processamento de Salários com IRS Jovem 2024 Base e Duodécimos de Subsídio de Férias e Natal

Neste caso, o cálculo do Salários com IRS Jovem 2024 inclui os duodécimos dos subsídios de férias e Natal. Os passos são semelhantes ao exemplo anterior, considerando-se também a tributação dos subsídios.

Preenchimento da DMR para Processamento de Salários com IRS Jovem 2024

Após o processamento do salário, é necessário preencher corretamente a Declaração Mensal de Remunerações (DMR), especificando os rendimentos do trabalho dependente, incluindo subsídios de férias e Natal, para sujeitos passivos enquadrados no regime IRS Jovem.

Processamento de Salários com IRS Jovem 2024

  1. Quais são os limites da isenção no regime fiscal IRS Jovem para o ano de 2024?

    Os limites da isenção variam de acordo com o ano de enquadramento, sendo de 50%, 40%, 30% e 20% nos primeiros quatro anos, respetivamente, com valores máximos definidos em múltiplos do IAS.

  2. Como aplicar o regime fiscal IRS Jovem a um colaborador?

    Para aplicar este regime, é necessário aceder à ficha do colaborador e selecionar a opção “Regime fiscal IRS jovem” no campo Medida fiscal, indicando o ano de usufruto deste enquadramento.

  3. Quais são os passos para o preenchimento correto da Declaração Mensal de Remunerações (DMR) após o processamento do recibo de vencimento?

    Após o processamento do recibo de vencimento, é essencial especificar corretamente os rendimentos do trabalho dependente na DMR, incluindo subsídios de férias e Natal, para sujeitos passivos enquadrados no regime IRS Jovem.

Na PMESalarios, estamos comprometidos em fornecer uma solução personalizada de Outsourcing Salarial que ajude contabilistas a maximizar a eficiência e a minimizar o risco. Com uma equipa de especialistas no Processamento Salarial dedicados e com tecnologia avançada, somos o parceiro ideal para o seu escritório de contabilidade.