salario liquido e bruto

Diferença entre Salario liquido e Salario bruto

Diferença entre Salário líquido e Salário bruto

É importante que saiba a diferença entre salário líquido e salário bruto.

Estes dois conceitos podem parecer confusos, mas são essenciais para entender quanto vai receber no final do mês e quais são os descontos que incidem sobre o seu ordenado.

O que é o salário bruto?

O salário bruto, também conhecido como salário ilíquido ou salário limpo, é o valor total que a empresa paga ao trabalhador, sem nenhum dos descontos obrigatórios. Além da remuneração base, existem outros valores que fazem parte do salário bruto:

Comissao Salario;
– Subsídio de doença;
– Subsídio de férias;
– Pagamento das férias;
– Remuneração por trabalho suplementar;
– Bónus.

Sobre o valor total, depois de somados todos os fatores referidos, incidirão os descontos obrigatórios. Ou seja, o salário que o trabalhador recebe, de fato, é menor que o seu salário bruto.

O que é o salário líquido?

O salário líquido é o valor que o trabalhador recebe na sua conta, o salário limpo. O montante é relativo ao salário bruto, descontados os impostos obrigatórios e outros encargos. Na soma do salário líquido, entram também outros valores e benefícios que não são passivos de encargos. Um exemplo é o subsidio de alimentação, que pode fazer uma bela diferença ao fim do mês.

Quais são os descontos obrigatórios?

Os descontos obrigatórios são aqueles previstos na lei e variam conforme a situação do trabalhador. Os principais são:

– Segurança Social: corresponde a 11% do valor do ordenado base (sem subsídios) e serve para garantir direitos como a reforma, subsídio de desemprego e subsídio por doença.
– IRS: corresponde ao imposto sobre o rendimento das pessoas singulares e varia conforme os escalões definidos pelo Estado. O IRS incide sobre todo o rendimento anual do trabalhador (incluindo subsídios) e pode ser reduzido com deduções à coleta (como saúde, educação ou habitação).
– ADSE: corresponde à contribuição para a assistência na doença dos funcionários do Estado e aplica-se apenas aos funcionários públicos. O valor é de 3,5% sobre todo o rendimento mensal (incluindo subsídios).

Como calcular o salário líquido?

Para calcular o seu salário líquido a partir do seu salário bruto, deve seguir estes passos:

1. Subtrair ao valor do ordenado base (sem subsídios) 11% para a Segurança Social.
2. Somar ao resultado anterior os valores dos subsídios (de férias e/ou Natal).
3. Aplicar ao resultado anterior a taxa correspondente ao seu escalão de IRS (que pode consultar nas tabelas de retenção no Portal das Finanças).
4. Subtrair ao resultado anterior as deduções específicas previstas na lei (como as quotas sindicais ou as contribuições para planos poupança-reforma).
5. Se for funcionário público, subtrair ainda 3,5% para a ADSE.
6. Somar ao resultado final os valores dos benefícios não tributáveis (como subsidio de alimentação ou prémios).

Ainda, ficou com dúvidas? Pode também usar o nosso simulador para calcular o seu salário liquido.

salario liquido e bruto